5 de mar. de 2014

MÁRMORE EM MOVIMENTO – GIAN LORENZO BERNINI.

 
GIAN LORENZO BERNINI - SUPPOSED SELF PORTRAIT - 1630.
 


Gian Lorenzo Bernini – ( Nápoles, 7 de Dezembro de 1598 - Roma, 28 de Novembro de 1680 ) – Escultor e arquiteto dos mais importantes do barroco italiano. Extremamente produtivo e talentoso viveu durante o século XVII, criador do estilo barroco italiano de escultura e certamente um dos maiores escultores de que se tem conhecimento. O seu virtuosismo como escultor cedo atraiu atenção dos grandes mecenas da época, fazendo dele um dos mais solicitados escultores de seu tempo trabalhando sob encomenda para as personalidades mais destacadas da época, dentre eles, papas, príncipes, duques e cardeais.
 
 
O RAPTO DE PROSPERINA - DETALHE - 1622.
 



As primeiras esculturas de Bernini já eram altamente revolucionárias pelo movimento, pelos valores tácteis e pela expressão dos rostos.

 
BERNINIS DAVID, 1623.
 
 
 

O seu trabalho inovador abarcava os principais campos escultóricos de sua época: o religioso, o mitológico e o sepulcral. Em todos eles aplicava os caracteres de seu novo estilo: movimento e agitação, formas amplas, efeitos teatrais e expressões abundantes de sentimento. Do ponto de vista técnico não seguia a norma renascentista de lavrar as suas peças num só bloco de mármore, mas separava-as em vários blocos que reunia em seguida.

FOUNTAINE OF THE FOR RIVERS - 1648 - 1651/PIAZZA NAVONA - ROMA - ITALIA

  A maioria de seus trabalhos se encontra em Roma onde viveu e trabalhou durante toda a sua vida.
 
 
 
 


Um comentário:

  1. Não há palavras que consigam exprimir toda a majestade destas obras, a única explicação plausível é que estas provêm de uma mente genuína anos luz das mentes dos reles mortais.

    ResponderExcluir

Blogger Wordpress Gadgets