14 de fev. de 2016

A ARTE RECICLADA DE J.K BROWN – UMA ARTE REVIVIDA.

Kingfisher 


Sucatas de metal revivem através das mãos habilidosas do artista John Kennedy Brown. O artista radicado no país de Gales reaproveita materiais metálicos que encontra em sucatas e os vai juntando. Neles é capaz de enxergar obras de arte extraordinárias e de singela beleza. Idealiza e concebe desde as mais delicadas Borboletas á pássaros coloridos.


 Butterflies                         


Quando criança, Brown diz ter usado muito de seu tempo criando e usando sua imaginação. Os objetos inanimados de seu entorno assumiam vida própria para seu divertimento. Eu imaginava outros mundos e seres que habitavam os meus sonhos lhes dando vida através de meus desenhos, e por intermédio deles viajava em minhas fantasias.

                                               Self Portrait 



 Dragon.                              

Especializado em design e Ilustração, Brown diz ter desenvolvido um grande amor ao desenho e a pintura ao longo de sua vida se inspirando no realismo de artistas como Caravaggio, Vermeer e Rembrandt, que tinham em comum o estilo barroco bastante formal de pintar.

                  Caravaggio - Self Portrait.




A arte da pintura de JanVermeer.


        Self-Portrait - 1659 -  Rembrant



Estudou pintura e cursou Belas Artes no Cheltenham College , escolhendo um curso voltado para a arte tradicional representativa. Porém com o tempo foi se interessando por outros movimentos da arte e passou por uma transição. Seu interesse se voltou para artistas que criam esculturas específicas como os pertencentes ao movimento Land Art ¹( anos 60/70).


Cheltenham College.


Exemplo de Land Art.


Artistas como Richard Long, David Nash e Andy Goldsworthy chamaram sua atenção fazendo com que não apenas continuasse com seu interesse por objetos encontrados na natureza mas também lhe chamaram a atenção para que através de suas novas criações conscientizasse a todos da importância da reciclagem e do uso consciente de materiais para o mundo e a natureza.


                   John Kennedy Brown at work.



Richard Long at work.


David Nash with ''Red and Black Dome,'' 2006.


Andy Goldsworthy working.













 Dragonfly.                        


                                 Ant.


 Mantis Bug                                               


Mantis Bug detail


    Grasshopper


 Wasp.                               

                          Scorpion



Snake.


Brown conta em suas entrevistas que desde os tempos de menino se lembra de ficar extasiado em poder observar a natureza, admirando os animais, percebendo as menores nuances em cores e formas, espreitando sons e movimentos os quais ele traduzia em pequenas esculturas e em seus desenhos, como forma de celebrar  a essência de tudo aquilo que nos cerca, da vida em si. Em suas caminhadas recolhe os fragmentos daquilo que outros simples e desavisadamente jogam fora, e então pacientemente transforma e remonta tudo, gerando novamente harmonia entre os elementos tomando como modelo o mundo natural no qual se encontra inserido. Ele diz crer que o seu próprio processo de reversão dessa fragmentação é, para ele, um antídoto calmante para a loucura do consumo interminável ao que o mundo está exposto.


Capercaillie                          


                                        Magpie  - detail                                         
                                              
                                                 Magpie  - detail                          


Eagle.                                                  



                               Crow 


Horse


 Horse                            

Frogs


Gecko


Como as borboletas que cria, sua arte passa por uma verdadeira metamorfose, desvendando faces ocultas daquilo que nós talvez nunca chegássemos a notar. A arte se faz ver de várias maneiras desde as mais tradicionais as mais inusitadas, pintura , escultura, fotografia, não importa o material, não interessa os meios, o que de fato é significativo é o sentimento que aquele objeto de arte deixou em nossos corações, porque a verdadeira arte, seja ela qual for e de onde vier deixará pegadas em nossas almas e falará por si só.

                                               Butterflies


   Butterfly



 Moth



Butterfly.


2 comentários:

  1. "Escolha apenas um mestre - a Natureza." - Rembrandt van Rijn

    De súbito foi na natureza que John Brown contemplou poesia e beleza que extasiaram seu ser mais íntimo a ponto de fazê-lo deter a silenciosa doçura manifesta nos pequenos milagres que esta armazena em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delia Corecco Steiner.março 18, 2016

      Você deveria ser escritora, pois a forma da qual você se utiliza em colocar suas palavras de forma sensível, não é apenas bela mas formidável. Obrigado

      Excluir

Blogger Wordpress Gadgets